Prevenção de doença bucal e corporal

Qual a relação entre saúde bucal e corporal?

Cuidar da saúde bucal é fundamental para quem quer garantir um sorriso bonito, mas as pessoas devem estar atentas que esses cuidados preservam a saúde geral do corpo também. Existem mais de 200 doenças do corpo que se manifestam na boca e são facilmente diagnosticadas pelo dentista o qual já encaminha para o tratamento. O inverso também acontece, existem doenças bucais que ocasionam problemas físicos atacando alguns órgãos como o coração, pulmão, cérebro, corrente sanguínea, e ainda facilitam partos pré-maturo, AVC, infartos, diabetes entre outras. Por isso, é importante visitas periódicas ao seu dentista no período de 4 a 6 meses ficando atento a evitar esses possíveis problemas ou agravamentos de saúde.

A má higienização da boca pode acarretar problemas de saúde?

Sim! A boca, na verdade, é uma porta de entrada para bactérias causadoras de várias doenças, sem a higiene necessária, esses microrganismos podem causar infecções e agravar lesões. Além disso, eles também chegam à corrente sanguínea e, assim, atingem diferentes órgãos do corpo, inclusive o coração, desencadeando graves doenças cardiovasculares entre outras. Uma série de pesquisas evidenciam essa ligação entre a má higiene bucal e enfermidades cardíacas. Esses dados se tornam ainda mais relevantes porque, no Brasil, as doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 30% das mortes ao ano.

Como posso prevenir essas doenças?

A principal medida de prevenção são os hábitos de higienização diários: passar o fio dental, escovar bem os dentes e manter em dia as consultas com seu dentista e médico, jamais deixar de estar atento se na família existem outros casos de câncer, caso exista suas consultas preventivas devem ser mais rotineiras.