Prevenção de câncer bucal

A prevenção de câncer bucal é realizada em todos os pacientes que passam pela Gazza Odontologia. Segundo o INCA (Instituto Nacional do câncer) hoje é o 5º câncer que mais acomete homens no Brasil.

Cada vez mais as pessoas estão sujeitas a esse problema de saúde, devido a hábitos alimentares e vícios, por esse motivo é tão importante estar sempre realizando procedimentos preventivos que garantam a boa saúde da boca e do corpo. Apesar das inúmeras campanhas de conscientização e prevenção, as estatísticas de câncer bucal continuam subindo.

É uma doença silenciosa e de sintomas sutis, o que muitas vezes dificulta um tratamento em seu estágio inicial. A solução para obter o diagnóstico e se aproximar da porcentagem de 100% de cura, é visitar o consultório odontológico regularmente.

A opção mais assertiva para quem busca tratar a saúde bucal, recuperando a autoestima e garantindo mais qualidade de vida!

Quais são os fatores que podem provocar e agravar o câncer de boca?

O consumo excessivo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal ajustadas. Sobretudo, o grande inimigo da sua saúde bucal: o vício de fumar cigarros.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o uso de tabaco aumenta em até oito vezes a chance de um indivíduo ter câncer na cavidade oral, incluindo o câncer de lábio.

A exposição excessiva ao sol sem proteção labial, é outro fator recorrente nas estatísticas alarmantes de câncer de lábio.

Quais os sintomas do estágio INICIAL da doença?

É preciso se atentar nas feridas superficiais que não cicatrizam entre 7 e 10 dias. São indolores e podem apresentar sangramento ou não, geralmente aparecem em formato de nódulos, manchas esbranquiçadas nos lábios ou na parte interna da boca.

Quais os sintomas do estágio AVANÇADO da doença?

A dificuldade de mastigar, engolir e de falar são sinais alarmantes que podem indicar os sintomas avançado da doença.

Emagrecimento, dor e íngua no pescoço são outros sinais que indicam a urgência de visitar um Odontologista.

Como eu atuar na prevenção da doença?

A prevenção da doença se inicia dentro do consultório odontológico, com visitas regulares a um profissional de Odontologia a cada 6 meses, obtendo um diagnóstico rotineiro sobre a saúde bucal através da câmera de check-up digital intraoral e exames físicos e clínicos necessários além de exames radiográficos. Já em casa estar atento a quaisquer alterações bucais especialmente feridas indolores ou aumentos de volume em tecidos moles especialmente na língua.